Entenda a relação entre TI e a Área do Cliente


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Todos os projetos ou negócios que envolvam a área tecnológica tem seu respaldo nos profissionais de TI, é comum que eles sejam inseridos nessas demandas e que isso aconteça dentro ou fora da empresa em que atuam.

Dessa inserção nascem as relações chamadas como demandas de Clientes Internos e Clientes Externos. Normalmente os clientes internos são aqueles da própria empresa na qual o profissional trabalha, o que pode ser o RH, a área administrativa, a área de criação, entre outros. Já os clientes externos são aqueles que contratam uma empresa especializada em TI (ou até mesmo um profissional) para conseguir solucionar ou implementar coisas que eles não sabem como realizar sozinhos.

O problema é que normalmente essas duas áreas acabam se desencontrando na hora de executar um plano, o que faz com que a relação e a comunicação entre os profissionais que estão dos dois lados sejam muito delicadas.
As barreiras de comunicação entre TI x Área Cliente
É comum o fato de ambos os lados se sentirem com uma comunicação defasada, isso porque cada área possui uma linguagem própria, e na maioria das vezes o que você precisa fazer não é exatamente aquilo que o cliente pensou.

Isso acontece com mais frequência nas nomenclaturas de projetos, mas pode ser facilmente resolvido se ambos os lados sentarem e conversarem sobre o que precisa ser feito.

Um levantamento feito pela Braun Research mostrou que mais de 60% das empresas citam o relacionamento como um desafio, o que faz com que essa falha de comunicação seja bem mais comum do que imaginamos.
Prazos
Outro momento que consegue fazer essa relação ficar ainda mais delicada está no fato dos prazos pedidos pelos clientes. Quando a demanda é interna esse “problema” é mais fácil de ser solucionado, mas quando o cliente é externo as coisas se complicam um pouco mais.

Isso acontece porque o cliente externo chega a empresa com uma ideia fixa de como aquele projeto precisa ser feito e em quanto tempo pode ser finalizado. Mas a verdade é que em alguns casos esses prazos são infinitamente menores do que o necessário e aí o dono ou gestor do projeto não sabe como dizer não a um cliente.

Cabe então ao gestor encontrar um meio de conversar com essa pessoa e explicar o porquê aquele prazo é insuficiente.
A importância do relacionamento entre TI e qualquer área cliente
Entender o seu cliente e saber se relacionar com ele não é apenas uma necessidade, é também um almejado diferencial competitivo para a área de TI. Isso revela um direcionamento bem amplo das empresas de TI e mostra que elas não se preocupam apenas com a tecnologia e serviços que oferecem, mas também como o modo como o seu cliente é atendido.

Quando esse relacionamento é tranquilo ambas as partes conversam de forma melhor e os resultados são bem mais efetivos. Com isso você ganha em satisfação. E todos nós sabemos que quanto mais satisfeito está um cliente, maiores as chances dele se fidelizar e indicar o seu trabalho para outras pessoas.

Mas então porque o relacionamento é também uma chave importante com o cliente interno? A resposta é mais simples do que parece. Esse cliente só chega até você quando não consegue solucionar um problema, e se o relacionamento de vocês não for bom, outras áreas da empresa podem ficar estagnadas e isso pode comprometer até mesmo o faturamento ou vendas da instituição.

A Scurra sabe da importância desse relacionamento e por isso tem uma equipe treinada e qualificada para atender a sua demanda de forma mais rápida e eficiente. Para saber mais de nossos serviços, acesse o nosso site. 

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