Será a hora de comprar um novo computador?


Computador do FuturoA empresa tem vários computadores em operação. O empreendedor observa que as chamadas para assistência técnica se repetem com cada vez mais constância. Esse é o momento em que surge a dúvida: será que chegou a hora de trocar as máquinas ou apenas um upgrade nos PCs resolveria o problema?

Apostar em upgrades só vale a pena se o equipamento tiver até dois anos de uso. Acima disso, os gastos com assistência técnica se tornam mais elevados e as paradas do equipamento mais frequentes. A máquina fica mais lenta, apresenta falhas e oferece brechas que podem comprometer a segurança da rede. No entanto, a aquisição de novos computadores não representa apenas uma questão de comodidade. Ela impacta diretamente a produtividade da empresa.
Sinais comuns que indicam a necessidade de substituição dos equipamentos

        Lentidão para iniciar – Com o passar do tempo, o computador fica mais lento. Isso se manifesta de forma mais aguda na hora da inicialização. Em alguns casos, são minutos intermináveis, que parecem se arrastar, irritando o usuário.
        Emaranhado de fios – Já há no mercado equipamentos que se conectam aos periféricos sem a necessidade de cabos. Se o seu escritório abriga emaranhados de fios, filtros de linha e tomadas, eis uma boa oportunidade para dar uma limpeza nisso.
        Suporte já se tornou íntimo – Um dado é inquestionável: o computador apresenta muito mais problemas após três anos de uso. Se o técnico do suporte se transformou em figurinha fácil no escritório, chegou a hora de renovar os equipamentos. Outro elemento que deve ser levado em conta é o fato de que máquinas antigas consomem mais energia.
        Atualização de sistema operacional – As máquinas que rodam Windows XP deixaram de ter suporte da Microsoft no ano passado. Com isso, não haverá, por exemplo, novos patches. Sistemas operacionais ultrapassados não conseguem rodar muitos softwares modernos.

Como comprar
A decisão de adquirir novos computadores já foi tomada. Agora vem a segunda etapa: como fazer a compra. Neste caso, a empresa deve pesquisar os modelos que mais se adequam às necessidades do seu dia-a-dia, os preços, as vantagens oferecidas por fornecedores, os prazos de entrega, as formas de pagamento e – detalhe importantíssimo – a garantia do produto.

Alguns revendedores ou fabricantes oferecem o serviço de garantia onsite. Dê preferência a esse modelo, pois assegura que o consumidor será atendido em seu posto de trabalho, sem a necessidade de envio do equipamento a assistência técnica. Outra vantagem diz respeito ao contato direto com o profissional de suporte, que poderá dar dicas sobre a máquina e orientar melhor os usuários.

O ideal é o responsável pela aquisição de equipamentos contar com a assessoria de uma empresa que possa formatar um pacote de acordo com a demanda do comprador. Muitas vezes, a configuração padrão de um computador não dá conta das tarefas. Nesse caso, a assessoria pode montar uma nova configuração ou sugerir a aquisição de um software específico para determinadas máquinas.

Ainda que a compra de novos computadores represente, às vezes, um investimento alto para a empresa, é importante notar que as despesas com manutenção e os prejuízos causados por paradas nos equipamentos podem custar mais à companhia.

 

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